Por Flávia Abreu
No último sábado, 07, Kaxitu Campos, presidente da FENASAMBA - Federação Nacional das Escolas de Samba participou do Programa Samba Tropical. Na oportunidade, o gestor falou sobre sua trajetória no carnaval paulistano, demonstrou todo seu amor pela escola de samba Vai-Vai onde permanece como ritmista e possui raízes, pois seus avôs estão entre os fundadores da agremiação.
Grande conhecedor da história e formação do carnaval, em especial do Estado de São Paulo, Kaxitu ocupou diversos cargos tanto na produção quanto na gestão do carnaval paulistano.
Kaxitu permaneceu como presidente da UESP - União das Escolas de Samba Paulistanas até 2017, construindo durante sua gestão projetos como: Embaixada do Samba Paulistano; Academia dos Baluartes da Velha Guarda; Reformulação do Curso de Formação Técnica de Avaliadores de Carnaval; Criação do concurso Miss UESP - A Rainha do Samba e Passista de Ouro; e a criação da Escola de Formação de Avaliadores.
Ao encerrar seu mandato à frente da UESP, ainda no ano de 2017, surge um novo desafio que foi a fundação da FENASAMBA - Federação Nacional das Escolas de Samba. Atualmente a FENASAMBA está presente em 18 estados reunindo 17 ligas municipais e estaduais que representam mais de 1.000 escolas de samba e agremiações. Em setembro de 2025, nos dias 26, 27 e 28 acontecerá em Florianópolis - SC o CONASAMBA - Congresso Nacional das Escolas de Samba que reunirá sambistas, gestores, pesquisadores, comunicadores e principalmente apaixonados pela cultura do carnaval para debater, aprender e fortalecer ainda mais o trabalho e o legado das escolas de samba.
Para saber mais siga @fenasambabrasil; @conasamba
Assista a entrevista completa no instagram @flaviaabreuofficial e @kaxitucampos
PROGRAMA SAMBA TROPICAL
Apresentação: Samba Influencer Flávia Abreu e Docinho
Produção de Casting: Neumar Cortez
APOIO:
@riosuner
@avoznosamba
@duedusublimacao